3 LIVROS SOBRE FINANÇAS QUE PODEM AJUDAR O EMPREENDEDOR

Conheça publicações que ensinam conceitos importantes para o sucesso

Uma boa leitura pode ser fonte de informações valiosas para um empreendedor em busca de uma trajetória de sucesso. Segundo Ricardo Humberto Rocha, professor do Programa Avançado de Finanças do Insper, é melhor focar em obras com bom conteúdo do que lotar a prateleira e não absorver muitos conhecimentos durante a leitura. "Listas grandes de livros não adiantam em muita coisa. É melhor ser certeiro no tema que se deseja aprender e buscar uma obra com qualidade", afirma.

Na visão de Rocha, a maior dificuldade dos empreendedores é entender como as coisas funcionam em um âmbito mais amplo. "As pessoas precisam entender como as coisas que acontecem fora de suas zonas afetam seus negócios". Para ajudar nessa compreensão, Rocha recomenda três livros sobre finanças

que podem ser valiosos para o empreendedor. Confira:

 

  1. "Finanças para uma boa sociedade", de Robert Shiller
    Segundo Rocha, o livro de Shiller é uma obra muito simples, que não depende de números e contas para explicar o contexto financeiro. No livro sugerido pelo professor, o autor explica como o empreendedor deve se relacionar com o mundo financeiro de forma neutra, sem defender nem atacar as posturas de cada um.  "Shiller explica que existem fatores macroeconômicos, voltados para a sociedade como um todo, e que as pessoas devem entender todo esse cenário e se aproveitar dele para crescer ", diz o professor.

 

2. "Retorno do investimento", de José Roberto Kassai, Silvia Pereira de Castro e Ariovaldo dos Santos
A obra se destaca pelo aspecto didático do conteúdo. Na visão de Rocha, os autores explicam de forma bem clara questões como lucro empresarial e indicadores financeiros, conhecimentos que são cruciais para o sucesso de qualquer empreendedor. "Na medida que as empresas crescem, todos esses aspectos são discutidos. O empreendedor precisa dominá-los para prosperar", diz Rocha. "Retorno do investimento" pode ser encontrado em vários locais.

 

3. "Quanto vale o meu negócio? O empresário no divã", de Lilian Carrete
Em seu livro, a autora e também professora da Universidade de São Paulo (USP) reúne exemplos práticos do mundo dos negócios e estimula o empreendedor a aplicá-los no seu negócio. Um dos pontos mais interessantes é a explicação sobre a importância do valor de uma determinada marca. Rocha afirma que todo empreendedor deve saber como responder essa pergunta. "Não saber quanto vale sua marca é falta de controle e de documentação. Todo empreendedor deve saber isso. O conhecimento desse valor é determinante para se conseguir um bom empréstimo, por exemplo", afirma o professor.  finanças

 

Fonte: Por Tamires Lietti em Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.