A cada ano é importante celebrar as ocasiões em que fomos bem-sucedidos, examinar aquelas em que falhamos e perceber ainda onde há margem para melhorar. Para garantir que o seu negócio continua a evoluir, é importante estar a par das novidades e implementar novas táticas e ferramentas tecnológicas. Mostramos-lhe, por isso, quatro tendências na gestão empresarial a que você vai querer prestar atenção em 2022.
1. Trabalho remoto
O trabalho remoto é uma realidade cada vez mais frequente em várias organizações. Se em 2020 e 2021 foi imposto, em 2022 até já foi alvo de novas regras na sua adoção. Contudo, seja com vínculo contratual à empresa ou em regime de freelancer, o número de pessoas que trabalham a distância ou a partir de casa tem vindo a crescer nos últimos anos. Há vários motivos que justificam a crescente tendência. Do lado dos colaboradores, a principal é a expectativa de um estilo de vida mais flexível, sem horas perdidas no trânsito entre casa e o trabalho. Do lado das empresas, sobressai a oportunidade de recrutar talentos em qualquer geografia e a redução dos custos associados a um posto de trabalho físico.
2. Gestão colaborativa
A gestão colaborativa é, no fundo, um modelo descentralizado de gestão dos negócios. Ao contrário da gestão vertical, não existe uma hierarquia rígida entre os funcionários. Cada um dos colaboradores deve entender quais são as suas responsabilidades para que todos possam contribuir para o sucesso do negócio.
Esta é uma das tendências na gestão que pressupõe que todos trabalham por um bem comum. O foco são as pessoas — o maior ativo da empresa — e os bons resultados, além do aumento da competitividade, são o fruto dessa gestão.
3. Nuvem e mobilidade
Poder executar algumas tarefas a distância ou consultar documentos através de dispositivos móveis, enquanto estamos em viagem ou fora do escritório, é cada vez mais uma necessidade transversal a vários setores de atividade.
E já existem soluções de sistemas de gestão empresarial preparados para dispositivos móveis que permitem aos gestores acessar a partir de qualquer lugar a informação exata e fidedigna para poder tomar decisões rápidas e seguras.
Estes sistemas cloud não só são o maior aliado da gestão colaborativa, como são o arquétipo da competitividade nos negócios. E uma das grandes tendências na gestão para 2022.
4. Self-service: Mais autonomia para os colaboradores
Muitas dessas tarefas podem, no entanto, ser transferidas para os próprios colaboradores através da utilização de plataformas em modo self-service. Da atualização da sua informação pessoal à gestão de férias, faltas e horas extras, estas ferramentas conferem uma elevada autonomia aos colaboradores e permitem mais agilidade na resolução das suas necessidades. Ao mesmo tempo, contribuem para aumentar a eficiência do departamento de RH e simplificam a gestão de pessoas.
Fonte: Primavera