Perguntas como: “Eu deveria cobrar mais caro ou mais barato do que meus concorrentes? O que devo considerar?” São perguntas típicas que surgem frequentemente no processo de definição de preços de serviços.
Hoje vamos analisar alguns aspectos relacionados à precificação de serviços e como implementá-los para sua empresa.
O que significa precificação de serviços?
A precificação de serviços considera o tipo de indústria, tentando estabelecer um valor que é atraente tanto para o comprador quanto para o operador comercial.
Mesmo assim, alguns elementos não são quantificáveis, o que pode tornar os preços bastante intrincados.
O preço dos serviços é um fator crítico em sua empresa, e é por isso que é tão essencial que ele seja feito tendo em mente todas as variáveis necessárias para evitar déficits em sua empresa.
Como tal, preços apropriados podem fornecer informações úteis a diversas divisões da empresa, desde o setor financeiro até a equipe de vendas.
Precificar seus serviços garante a você, e também a sua empresa, uma série de benefícios, como, por exemplo, padronização nos preços cobrados e facilidade na gestão comercial e financeira.
Maneiras mais comuns de precificar serviços?
Definir o preço dos serviços requer que você considere as características específicas de seu negócio, já que não existe uma solução única para todos.
A maneira perfeita de realizar a precificação de serviços é garantir que ele se alinhe com seu plano de negócios e objetivos. Dê uma olhada nos métodos mais comuns:
- Precificação com base nos custos;
- Precificação com base na concorrência;
- Precificação com base na demanda.
Esses três fatores podem ser cruciais na hora de precificar os serviços de sua empresa e, consequentemente, evitar que o faça de maneira indevida — a precificação incorreta dos serviços podem trazer prejuízos financeiros, além de afetar a visibilidade no mercado.
Mas, afinal, como calcular o valor do serviço?
Muitos empresários e profissionais que prestam serviços possuem diversas dúvidas sobre o que fazer para calcular o valor de suas atividades.
Afinal, a definição correta é determinante para seus resultados e desenvolvimento.
Para ajudá-lo na precificação de serviços, apresentamos as três principais estratégias para esse processo. Veja!
- Cobre pelo valor da hora;
- Realize a cobrança pelo pacote de serviços realizados;
- Utilize a combinação de preços — também chamada de combination pricing.
Passo a passo para realizar a precificação de serviços corretamente
Tendo percorrido todos os detalhes, agora é o momento de estudar a estratégia para realizar a precificação de serviços de sua empresa, garantindo que ela esteja à altura e consiga trabalhar de forma produtiva e econômica. Confira a seguir!
- Registre os custos e despesas de sua empresa;
- Considere o valor que o cliente se dispõe a pagar;
- Estude o mercado e analise os preços cobrados pela concorrência;
- Considere o valor agregado do seu serviço;
- Utilize a tecnologia para auxiliar na rotina.
Vale destacar que contar com o apoio de especialistas pode facilitar na hora de precificar os seus serviços…
Fonte : https://contdias.com/precificacao-de-servico-como-fazer/