Três documentos foram aprovados na reunião e publicados no Diário Oficial no início deste mês.
Os documentos foram relatados por Aloísio Rodrigues da Silva, conselheiro da Câmara Técnica. As duas novas disposições e a revisão passaram a constituir as Normas Brasileiras de Contabilidade, que permitem a revisão, a alteração e a exclusão de disposições por meio de documentos de Revisão NBC.
Entenda o que é a NBC (Normas Brasileiras de Contabilidade)
Trata-se de uma série de medidas e disposições concebidas pelo Conselho Federal de Contabilidade para estipular e regular os princípios que devem reger os profissionais de contabilidade. Também prevê os processos e mecanismos técnicos que devem ser observados pelos agentes da área nos momentos em que são realizadas as funções e atividades contábeis.
Essas medidas são estabelecidas com base nos chamados Princípios Fundamentais da Contabilidade. As disposições são classificadas em técnicas e profissionais. As regras são pensadas para gerir a prática e a conduta, assim como explicitar as atividades contábeis. Dessa forma, as atribuições dos profissionais podem ser entendidas pelo público que desconhece a natureza da contabilidade.
A estruturação delas é normatizada pela Resolução CFC nº 1.328/11. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é o responsável pela veiculação das alterações legislativas que podem impactar a estrutura das normas. É obrigação das empresas cumprir com as disposições previstas pelo CFC.
Normas profissionais e técnicas que compõem a NBC
As normas profissionais podem ser encontradas com a sigla NBC P, e são responsáveis pela regulamentação da prática da profissão contábil. É possível encontrá-las seguindo a estrutura NBC PG (Geral), NBC PA (Auditor Independente) e NBC PP (Perito Contábil).
Já as normas técnicas são identificadas pela sigla NBC T, sua estruturação se dá por meio das Normas Completas, Normas Simplificadas PMEs e Normas Específicas.
Também são encontradas as NBC TSP (Setor Público), NBC TA (Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica), NBC TO (Asseguração de Informação Não Histórica), NBC TSC (Serviço Correlato), NBC TI (Auditoria Interna) e NBC TP (Perícia).
Novas normas: NBC TG 50, NBC TA 315 (R2) e revisão da NBC 11
Faz parte dos documentos aprovados pelo Conselho a NBC TG 50 (Contratos de Seguros) a nova norma, que foi criada para serem realizadas as devidas demonstrações. Dessa forma, será possível suceder com a análise dos impactos sobre a parte financeira.
Já a NBC TA 315 (R2) (Identificação e Avaliação dos Riscos de Distorção Relevante) trata da responsabilidade do auditor de avaliar e identificar distorções e riscos contábeis.
E a revisão da NBC 11 se deu em decorrência das mudanças feitas na NBC TA 315. As alterações se deram devido às mudanças realizadas na International Standards on Auditing, que passará a vigorar no ano de 2022 e deve alterar diversas disposições das Normas Brasileiras de Contabilidade.
Fonte: jornalcontabil.com.br