Sem esses dois aspectos, qualquer empresa, independentemente do porte ou segmento, fracassará na busca pela sobrevivência. Neste momento de incerteza quanto ao futuro, acreditamos que sem planejamento qualquer empresa, seja a que segmento ou porte pertencer, irá fracassar em sua busca pela sobrevivência em seu mercado de atuação.
A expectativa de uma segunda onda da covid-19 ainda mais agressiva, incertezas quanto a prazos para liberação de uma vacina realmente eficaz para a população, desemprego em alta, incertezas políticas gerando dificuldades para uma discussão séria sobre reformas tributária e administrativa, entre outros temas, não são apenas especulações, mas possibilidades tangíveis que, considerando o mundo globalizado em que vivemos, já estão ao nosso redor.
Para alguns esta pode ser uma mensagem pessimista e exagerada. Mas saibam que esta é a humilde opinião de quem atua no mercado há mais de 20 anos e vem presenciando todos os dias o sofrimento de empreendedores e empresários ao perceberem que já estão fora do mercado e/ou sem perspectivas de algum futuro promissor.
Não temos nenhuma pretensão de sermos donos da verdade e muito menos nos transformarmos em gurus ensinando fórmulas mágicas de superação e sucesso. Só acreditamos em trabalho sério e nossa premissa básica é partir de uma realidade, seja ela qual for, e emitir um parecer sobre o que e como fazer.
Portanto, deixamos aqui nossa sugestão, não como verdade absoluta, mas para que você, empreendedor ou empresário, possa refletir e adotar ou não o que sugerimos, cientes de que cada decisão tem suas consequência e que você é o resultado de suas decisões e ações. Ninguém mais.
Só há duas formas de sobrevivermos nesta incerteza:
a) Planejamento estratégico;
b) Caixa (disponibilidade financeira).
Como a opção b não é a realidade de 99% das empresas brasileiras, a opção mais adequada para suportarmos futuros imprevistos é a realização de um planejamento estratégico divido em seis etapas:
1) Onde estamos: assuma sua realidade atual sem exercícios de futurologia;
2) Defina cenários;
3) Aonde desejamos chegar;
4) É possível chegar: parece bobagem, mas muitos sonham com o impossível;
5) O que devemos fazer para chegarmos lá;
6) Defina ações, responsabilidades, responsáveis, prazos e indicadores de avaliação.
Essa sugestão não é apenas um exercício, mas exatamente o que realizamos atualmente em dezenas de empresas na certeza de que assim estaremos oferecendo um serviço de qualidade e absolutamente possível de ser plenamente realizado.
Duas observações:
1) Se a sua empresa possui caixa (disponibilidade financeira) que suporte uma possível queda de receita por algum tempo, cuide de seus custos e, se desejar, faça o seu planejamento;
2) Se você não possui caixa comece agora a fazer o seu planejamento estratégico e não caia na armadilha infantil de que o ano só começa depois do carnaval. Aliás, 2021 não tem carnaval.
Leia com atenção e reflita com calma, pensando nos prós e contras, nos riscos e possibilidades, e tome a decisão que entender a mais adequada para o seu negócio.
Fonte: Arildo Ramos – administradores.com