Sua empresa não precisa de uma equipe de inovação, mas sim de uma cultura – veja como liderar a transformação em qualquer negócio.
Você deseja implementar inovação em sua empresa? Isso tem se tornado cada vez mais possível a cada ano que passa, mas ainda assim a maioria dos colaboradores ainda tem uma série de dificuldades quando o assunto é inovar.
Desde problemas de governança, até cortes inesperados no orçamento, a inovação parece que nunca será prioridade para algumas empresas.
A boa notícia para você é que a inovação não pode ser forçada de cima para baixo. Em vez disso, requer uma cultura (que pode ser implementada) para promover a criatividade, a experimentação e a tomada de riscos.
Ao final, você vai saber como disseminar o mindset de inovação e começar a implementar a área em qualquer negócio.
Antes de tudo devemos ver que a necessidade de inovação pode ser resumida em 4 fatores:
1) A inovação impulsiona o desempenho financeiro de longo prazo
2) Os clientes estão exigindo inovação
3) As novas tecnologias facilitam os processos das organizações
4) Soluções anteriores cada vez mais não funcionam ou não são mais relevantes
Portanto, para terem sucesso, as empresas devem criar uma cultura que cultive a criatividade e a inovação.
A cultura de uma organização é inovadora quando realmente apoia e valoriza a descoberta e a criatividade em todos os níveis. No entanto, construir isso pode ser complicado em questões que vão além da teoria.
3 barreiras para inovação em sua empresa – e como superá-las
Resistência à Mudança
Muitas vezes as pessoas resistem à mudança, mesmo quando é para melhor. Afinal, como você vira pra alguém que faz a mesma coisa a anos e fala que agora as coisas serão diferentes?
A resistência à mudança pode se manifestar de várias maneiras, incluindo relutância em tentar coisas novas ou medo de perder o controle sobre os processos estabelecidos.
Você pode lidar com a resistência comunicando claramente os números e os dados que você levou em conta, para ajudá-los a enxergar melhor os benefícios da mudança.
Considere envolver seus funcionários no processo, solicitando seus comentários e ideias. Isso pode ajudar a criar adesão e propriedade do processo de mudança.
Falta de prioridade entre os recursos
Você já notou que grandes empresas tendem a cortar seu orçamento de inovação antes do lançamento de um novo produto?
É meio estranho, né? Mas acontece o tempo todo e podemos ter uma solução para isso.
O principal problema é que os inovadores têm uma visão perfeita do produto final em suas mentes, mas os tomadores de decisão não. Você pode estar trabalhando ansiosamente em algo, mas o tomador de decisão não vê nada disso e finalmente cancela o projeto.
Felizmente, existem algumas maneiras de lidar com a falta de recursos.
Por exemplo, você pode priorizar a inovação como um objetivo comercial importante e alocar recursos de acordo.
Isso pode significar realocar recursos de outras áreas do negócio ou encontrar formas criativas de gerar financiamento adicional para esforços de inovação.
Medo de falhar
O medo do fracasso pode ser uma barreira significativa à inovação. Os funcionários podem hesitar em assumir riscos ou tentar coisas novas por medo de serem culpados ou punidos pelo fracasso.
Você pode lidar com essa barreira criando um ambiente seguro onde os funcionários se sintam à vontade para assumir riscos e experimentar coisas novas sem medo de errar.
A segurança psicológica é um ingrediente essencial para lidar com a inovação.
Isso pode ser alcançado enfatizando que o fracasso é uma parte natural do processo e celebrando as falhas como oportunidades de aprendizado e crescimento.
Fonte : https://exame.com/negocios/como-superar-as-barreiras-e-implementar-uma-cultura-inovadora-em-sua-empresa/